Artigos

POR QUÊ RESOLVI DESISTIR?

          Conduzimos nossas vidas pelas palavras. O que nos faz continuar? Cremos que sempre encontraremos uma palavra para colocar depois da outra. A vida perderá completamente o sentido o dia em que não dermos mais conta de fazer esse movimento.

          O depressivo só consegue enxergar o vazio depois da última palavra que deu conta de pronunciar. O esquizofrênico só enxerga coisas diabólicas e o perverso só enxerga violência e dor. 

          É preciso o silêncio para que o som exista. As pessoas geralmente procuram um psicoterapeuta porque estão com alguma dificuldade de produzir sons em seus próprios vazios Interiores. em suas cavernas internas. onde seus ogros. dragões e vampiros estão gritando mais alto do que sua capacidade controle emocional, Isso os distancia de sua paz Interior e de suas pérolas e pedras preciosas existenciais. O psicoterapeuta oferece o seu silêncio para que nosso som emerja, para que possamos nos ouvir, nos encarar de frente, acessar as nossas feridas e dores, nos ajudar a colocar o dedo em cima delas, Mas. a decisão de apertar as nossas feridas para expulsar o pus, a secreção e o lixo é nossa. O psicoterapeuta nos ajuda a encontrar os pontos desajustados que estão nos desestabilizando. mas o  ontrole com a tecla mudo está em nossas mãos, só nós temos o livre arbítrio de fazer essa escolha. Isso não depende nem de Deus, nem dos profissionais, nem dos medicamentos, isso depende de nós. de nossa vontade e de nosso esforço, É difícil. doi muito, não é fácil. mas essa estrada é nossa, e somos nós que precisamos percorrê-la para alcançar os resultados almejados.

          Para receber a cura preciso querer me libertar daquilo que me adoeceu e que ainda me adoece, Se fui eu que me adoeci; em grande parte com meus pensamentos. eu mesmo posso me curar com meus pensamentos construtivos, Assim eu creio, assim sigo nesse caminho. e tem dado certo. tenho tido resultados. Por isso resolvi desistir. Hoje estou desistindo, SIM! Eu confesso! Estou desistindo, SIM! Estou desistindo de tudo que me fez acreditar que não era possivel, de julgar que o meu caso não teria mais solução, Estou desistindo, SIM! Estou desistindo de tudo que me fez disistir. Farei tudo de novo. agora com meus pés no chão. com a cabeça erguida e fé no Coração.

          É preciso roer o osso desse vácuo. É preciso ir e voltar nesse nada. O interessante é que nenhuma volta é igual à outra. Sempre é possível decobrir mais algum furo, rasgo, traço ou cerzido. Em algum momento, esses indícios virarão palavras. 

          É uma luta nossa. dia após dia, para conquistarmos aquilo que queremos. Mas. quando conquistamos percebemos o perigo desta conquista e nos frustamos, percebemos a inutidade do esforço. Percebemos que estamos incansavelmente em busca de uma felicidade utópica, de prazeres momentâneos. de pretextos para fugir de enfrentar nossas dores e dilemas, da dor das decepções e das perdas. do coração partido, Estamos felizes por conquistar e infelizes fora de nós, fora do nosso EU interior. e por isso migramos de desejo em desejo de fácil satisfação, ficamos compulsivamente desejosos de coisas, mergulhamos em vícios diversos e até perigosos, como o de nos envolver com drogas. álcool, excessos alimentares, extravagâncias, sexo desregrado. etc. em busca de compensações, satisfações e prazeres momenâneos. e nos frustamos mais e mais. Enfim. não existe um caminho fácil e certo para a conquista da felicidade, pois a felicidade é o caminho de Mahatma Gandhi*, que se faz ao andar** e que precisa ser iluminado por nossa propria luz***,

          A felicidade tem muito a ver com a tomada de atitudes e decisões conscientes, baseadas no autoconhecimento, no questionamento de nossa visão de mundo, da reavaliação de nosso sistema de crenças e no nosso amor próprio. Jean Jan Val Jan.    

         * "Seja a mudança que deseja ver no mundo" - Mahatma Gandhi
         **  "Viajantenão há caminho, o caminho se faz ao andar" - Antônio Machado
         *** "Cada homem caminha no escuro para a sua luz" - Dostoiévski

Obs: Esse texto que me foi compartilhado por um paciente que vem se submetendo a um processo de cura e autodescoberta através da psicoterapia e que soube expressar muito bem o que se passa em nosso interior durante esse processo.
         Por razões éticas o verdadeiro nome do autor é omitido em respeito à sua privacidade.

Rubens Mário Mazzini Rodrigues, MD

Médico Psiquiatra - Porto Alegre - RS - CREMERS 9760
A Psiquiatria para mim, mais do que uma profissão, é um caminho para a realização de meu propósito de vida, que é a dedicação à tarefa de buscar, encontrar e ajudar a desenvolver meios de elevar o nível de consciência da humanidade em geral e ajudar a melhorar a qualidade de vida pessoal e dos relacionamentos humanos, de modo a favorecer o desenvolvimento de uma sociedade mais capaz de valorizar e promover a vida, promover a dignidade humana e, assim, contribuir para incrementar as possibilidades de satisfação, felicidade e realização para todo ser humano. Na minha visão a Psiquiatria vai além de apenas diagnosticar e tratar doenças através de uma abordagem exclusivamente organicista e farmacológica. Procuro praticar a Psiquiatria integrada com a Psicoterapia e quaisquer outras técnicas e práticas que possam contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida. A boa saúde mental é decorrência de um cuidado geral e integrado pela vida em todos os aspectos: orgânico, mental, emocional, existencial e espiritual.
A PSIQUIATRIA é o ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como Depressão, Transtornos de Ansiedade, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia entre outros. A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma".



Rubens Mario Mazzini Rodrigues - Doctoralia.com.br

Contato e Marcação de Consultas

Consultório: Rua Luciana de Abreu 471 sala 604 - Moinhos de Vento - Porto Alegre
- Celular: 51 98127 4595 - E-mail: rubens.mazzini@yatros.com.br

Política de Uso de Conteúdo

  • Qualquer conteúdo desse site pode ser utilizado e compartilhado livremente desde que citada a fonte ou incluído um link para o endereço do site:
  • http://www.yatros.com.br

Facebook